Doenças ocupacionais são complicações de saúde, sejam elas física ou psicológica, que estejam associadas ao trabalho e às condições de trabalho do colaborador. Elas podem ser desenvolvidas em qualquer setor e estão sempre relacionadas à função desempenhada pelo colaborador.
Algumas das principais doenças ocupacionais são:
Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT)
São causadas pelo exercício repetitivo e prolongado de um determinado movimento e pela postura inadequada, no ambiente de trabalho. Geralmente, só são descobertas quando já estão em estado avançado.
Para preveni-las, é recomendado o uso de equipamentos ergonômicos, pausas durante o trabalho e a prática de ginástica laboral e de exercícios físicos.
Dermatose ocupacional
É caracterizada por alterações na pele e na mucosa, devido à exposição a alguns agentes nocivos, durante seu trabalho, como, por exemplo, graxa ou óleo mecânico. Ela engloba: dermatite de contato, ulcerações, infecções e cânceres.
Para se prevenir, é necessária a utilização contínua e correta do EPI (Equipamento de Proteção Individual).
Doenças da visão
Os olhos são vulneráveis a diversos riscos como a exposição a agentes mecânicos, físicos, químicos e biológicos. Também são comuns em colaboradores que trabalham à noite, pois estão mais propensos a uma desregulação hormonal.
Para se prevenir, é necessário usar EPI (Equipamento de Proteção Individual) e implementar programas que incluam vigilância à saúde do colaborador.
Na próxima semana, iremos postar a parte 2 deste assunto, com ainda mais doenças ocupacionais comuns.
Se cadastre em nosso site e siga nossas redes sociais para não perder!
Também temos um Whatsapp para te atender: (19)99821 8090.
www.mbmsaude.com.br