fbpx

mbm saude

As Doenças Ocupacionais Mais Comuns – Parte 2

As Doenças Ocupacionais Mais Comuns - Parte 2
As Doenças Ocupacionais Mais Comuns – Parte 2

Doenças ocupacionais são complicações de saúde, sejam elas física ou psicológica, que estejam associadas ao trabalho e às condições de trabalho do colaborador.

Algumas outras doenças ocupacionais mais comuns são:

  • Doenças Respiratórias Ocupacionais

Algumas das mais comuns são a asma ocupacional e a antracose pulmonar. A primeira se caracteriza pelo estreitamento e pela obstrução das vias respiratórias pela inalação de partículas irritantes ou alergênicas, como poeira de algodão, linho, madeira, couro e borracha. A segunda é caracterizada por lesões no pulmão, também por meio da inalação de partículas de poeira, comum entre trabalhadores de carvoaria.

Ambas podem causar tosse, falta de ar, respiração com ruído e cansaço excessivo. Podem ser prevenidas utilizando o EPI (Equipamento de Proteção Individual), corretamente.

  • Surdez Temporária ou Definitiva

É caracterizada pela perda da sensibilidade auditiva devido à exposição a ruídos intensa e prolongada. Se estiver em estado avançado, pode se tornar irreversível.

Pode ser prevenida com o uso correto de EPI (Equipamento de Proteção Individual), implantar revezamentos, para evitar a exposição a ruídos por muito tempo, e reavaliar os espaços, buscando isolar os ruídos, quando possível.

  • Doenças Ocupacionais Psicossociais

As doenças psicossociais são algumas das principais causas de afastamentos do trabalho, mas, geralmente, não são tratadas com a seriedade que merecem. Elas são doenças de ordem psicológica causadas por situações insalubres e de estresse no ambiente de trabalho.

Algumas dessas doenças são: ansiedade, depressão, estresse pós-traumático, Síndrome do Burnout e outras. Elas podem levar meses ou até anos para se tornarem evidentes, uma vez que seu desenvolvimento é lento e silencioso.

Uma permanente avaliação e controle de riscos para doenças psicossociais no local de trabalho, além de uma gestão do estresse laboral e um clima organizacional positivo são algumas das medidas que podem ser tomadas para que seja possível prevenir essas doenças, no ambiente de trabalho.

Caso você não tenha lido a parte 1, visite nosso site ou redes sociais. Venha conhecer mais a MBM Saúde e nossos serviços!

Também temos um Whatsapp para te atender: (19)99821 8090.

www.mbmsaude.com.br

Equipe MBM Saúde