O que são comportamentos de risco no trabalho?
Comportamentos de risco no trabalho são atitudes cotidianas que causam ações de riscos de acidentes. Podem acontecer por falta de cuidado ou falta de conhecimento.
Essas atitudes, desenvolvidas de maneira consciente ou inconsciente, expõem o funcionário e, muitas vezes outros colaboradores, a situações de perigo.
Quais são os comportamentos de risco no trabalho mais comuns?
- Utilização de ferramentas ou materiais antigos ou defeituosos
É responsabilidade da empresa sempre oferecer materiais adequados aos funcionários. Usar ferramentas antigas ou com defeito pode não só prejudicar a execução do trabalho, como colocar o colaborador e a empresa em risco.
- Falta de atenção e ritmo de trabalho acelerado
Trabalhar com pressa diminui o controle sobre os movimentos e, consequentemente, diminui a capacidade do trabalhador de reverter situações perigosas. Além disso, trabalhar em ritmo acelerado reduz a atenção, o que pode causar um acidente.
- Falta de utilização de equipamentos de segurança adequados, como os EPIs (equipamentos de proteção individual) ou EPCs (equipamentos de proteção coletivos)
A falta ou o uso incorreto dos equipamentos de segurança diminui e até mesmo elimina sua eficiência na proteção do trabalhador, o que coloca a própria vida e a de outros colaboradores em risco.
- Operação de máquinas e equipamentos sem capacitação ou treinamento
Algumas atividades exigem que o trabalhador tenha tido treinamento e capacitação adequados. Caso contrário, o risco de acidentes é muito grande.
- Subestimação de pequenos riscos e pleno sentimento de segurança
Se sentir seguro em seu trabalho é muito importante, mas essa sensação de segurança plena pode fazer com que subestimem normas e procedimentos de segurança, assim como pequenos riscos. Isso também acontece, quando há excesso de confiança em relação aos conhecimentos e ao uso de ferramentas e equipamentos. Muitos acidentes de trabalho acontecem, quando os funcionários já estão acostumados com a rotina de trabalho e começam a buscar atalhos.
- Brincadeiras inadequadas no ambiente de trabalho
Brincadeiras podem deixar o ambiente de trabalho mais leve e amigável, porém é importante saber o momento de fazê-las e quais tipos de brincadeiras não colocam a própria vida e a dos outros colaboradores em risco.
Como evitar comportamentos de risco no trabalho?
- Disponibilizar ferramentas e equipamentos novos e de qualidade
É responsabilidade da empresa disponibilizar ferramentas e equipamentos adequados e em boas condições, para que não ofereçam riscos aos trabalhadores.
- Promover a conscientização dos riscos
A empresa deve informar a seus colaboradores os riscos que suas funções possuem, assim como ensinar maneiras de evitá-los.
- Usar os equipamentos de segurança
Esses equipamentos são de grande importância na proteção do trabalhador, é necessário que cada colaborador entenda isso.
- Seguir os protocolos da empresa corretamente
Assim como, o uso de equipamentos de segurança, seguir os protocolos da empresa também é fundamental para minimizar os riscos que cada função possui.
- Promover capacitações e treinamentos
Assim, os colaboradores podem estar aptos a fazer o serviço sem colocar a si mesmo e os outros em perigo.
- Melhorar a supervisão e fiscalização
Além de conscientizar, é necessário também que haja uma melhor fiscalização, para que seja possível corrigir algo errado, antes que um acidente ocorra.
- Implementar uma cultura de segurança
Para que a conscientização e a ação preventiva se consolidem, é necessário que se desenvolva uma cultura de segurança que envolva toda a empresa.
A MBM Saúde pode ajudá-lo nesse processo de evitar comportamentos de risco.
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Equipe MBM Saúde