fbpx

mbm saude

20211116-logo-mbm-fundo-branco

Ergonomia e Análise Ergonômica do Trabalho (AET)

O que é

O termo “ergonomia” deriva do grego “ergon” (trabalho) e “nomos” (leis, normas). Assim, ergonomia seria o campo de estudo que pesquisa a relação entre o indivíduo e o seu ambiente de trabalho.

É uma ciência que busca trazer mais conforto e condições adequadas ao colaborador para que, ao executar suas tarefas e obrigações, não haja nenhum impacto em sua saúde.

Ergonomia e Análise Ergonômica do Trabalho (AET)
Ergonomia e Análise Ergonômica do Trabalho (AET)
Importância e Benefícios
  • Proporciona uma melhora na postura;
  • Reduz o cansaço e o desgaste físico;
  • Proporciona um ambiente de trabalho mais seguro;
  • Previne e reduz doenças ocupacionais e acidentes;
  • Reduz a rotatividade por afastamentos;
  • Melhora a qualidade de vida dos colaboradores;
  • Aumenta a produtividade no ambiente de trabalho.
Tipos de Ergonomia
  • Ergonomia física

A ergonomia física observa as características físicas do colaborador e de seu trabalho e como elas se adaptam umas às outras.

Procuram definir parâmetros que envolvem a postura durante o trabalho, a redução de movimentos repetitivos e o manuseio adequado de ferramentas e materiais. Também buscam adequar o ambiente de trabalho e os detalhes que podem gerar desconforto, como iluminação, temperatura, ruídos, móveis, entre outros.

  • Ergonomia cognitiva

A ergonomia cognitiva se preocupa com as condições mentais e psicológicas dos colaboradores.

Além disso, também procura meios para combater o estresse e a ansiedade no trabalho, assim como outros fatores que podem impactar os colaboradores negativamente, como, por exemplo, dificuldade de comunicação, falta de treinamento adequado, hostilidade ente colaboradores ou grupos, excesso de competitividade, entre outros.

  • Ergonomia organizacional

A ergonomia organizacional avalia o clima organizacional, a cultura, os processos e as políticas da empresa, especialmente se podem oferecer algum risco aos colaboradores. Alguns fatores que podem ser analisados são a falta de gestão de segurança, trabalho repetitivo ou exaustivo, atividades ou rotinas que exigem muitas horas em uma posição, entre outros.

Análise Ergonômica do Trabalho (AET)

A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) avalia o local de trabalho para verificar as condições às quais os colaboradores estão expostos diariamente, assim como determina os riscos ergonômicos presentes na empresa e como solucioná-los.

A MBM Saúde é estruturada para oferecer apoio para a sua empresa. Muito além de oferecer serviços de exames básicos e complementares para as normas de controle e prevenção da saúde ocupacional, nós temos como objetivo educar a gestão de sua empresa para que você entenda a importância do cumprimento das normas regulamentadoras.

Por isso, nós dispomos de muitas assessorias, entre elas, a Análise Ergonômica do Trabalho (AET).

Para conhecer um pouco mais a MBM Saúde e nossos serviços, se inscreva em nosso informativo e nos siga nas redes sociais.

Telefone: (19) 3862 8171
WhatsApp: (19)99821 8090
www.mbmsaude.com.br

Equipe MBM Saúde