fbpx

mbm saude

20211116-logo-mbm-fundo-branco

4 Mitos Mais Comuns sobre Saúde e Segurança no Trabalho

Existem diversas convicções relacionados à Saúde e Segurança do Trabalho, que mesmo com tanta informação, ainda são repassadas e aceitas, mesmo quando não são verdadeiras. Alguns dos mitos mais comuns são:

4 mitos mais comuns sobre Saúde e Segurança no Trabalho - MBM Saúde
4 mitos mais comuns sobre Saúde e Segurança no Trabalho
“Cumprir as normas de segurança, no trabalho, é caro”

Essa é uma ideia que, provavelmente, surge diante dos custos dos treinamentos de segurança e dos equipamentos de segurança, no trabalho.

Porém, os custos associados a lesões, a doenças ocupacionais, a afastamentos e a eventuais multas podem ser muito maiores do que o investimento inicial em segurança, que poderiam ter evitado a maioria dos casos acima.

“Segurança no trabalho reduz a produtividade”

A segurança do trabalho cuida para que haja o cumprimento dos procedimentos existentes e o uso correto dos equipamentos. Quando algo não está correto ou seguro, pode ser interditado ou suspenso. Isso pode provocar a sensação de atraso na produção. Entretanto, essas atitudes garantem a saúde dos colaboradores e têm capacidade de evitar acidentes e doenças ocupacionais.

Investir em segurança evita futuros gastos com acidentes, com falta de funcionários e com indenizações. Colaboradores felizes e seguros se sentem mais motivados, trabalhando melhor e sendo muito mais produtivos.

“Saúde e Segurança são coisas do senso comum”

Não é raro que empresas negligenciem os treinamentos de segurança. Muitos acreditam que os trabalhadores já sabem sobre saúde e segurança, no trabalho, pois é acham que é senso comum.

Porém, diversas situações são muito complexas para que sejam resolvidas ou evitadas somente com o senso comum. É necessária a realização de avaliações de riscos do ambiente do trabalho, juntamente com um treinamento de segurança adequado, para que os colaboradores tenham todos os conhecimentos e ferramentas para a manutenção da segurança e prevenção de acidentes, que vão muito além do senso comum.

“Meus funcionários é que são descuidados”

Muitos empregadores atribuem, de forma errada, a culpa dos acidentes de trabalho aos próprios trabalhadores. Entretanto, na maioria deles, as causas dos acidentes são as práticas inseguras. E a razão para os colaboradores tomarem atitudes arriscadas, pode ser por não saberem o que é um comportamento inseguro ou por possuírem algum ganho temporário, como a rapidez na execução do trabalho.

A maneira de evitar esses comportamentos inseguros é promovendo treinamentos de segurança e supervisionando o respeito às normas de segurança e o uso correto dos equipamentos.

Cabe ao empregador abordar a segurança regularmente e de modo consistente e aos colaboradores seguirem os protocolos e as normas de segurança, assim como, utilizarem os equipamentos corretamente.

A segurança no ambiente de trabalho é um esforço contínuo, não uma tarefa única.

Para saber mais sobre Saúde e Segurança no Trabalho e sobre a MBM Saúde, se inscreva em nosso informativo e acesse nossas redes sociais.

Telefone: (19) 3862 8171
WhatsApp: (19)99821 8090
www.mbmsaude.com.br

Equipe MBM Saúde